GOLPES CONTRA O COMÉRCIO
Notícia do Jornal da Manhã de Marília on line 29-11-2006
"COMÉRCIO - SCPC evita golpes monitorando consultas
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é uma excelente ferramenta para se evitar golpes praticados no comércio em geral. A partir do momento que o lojista passa a consultar os dados cadastrais de um determinado cliente, e se este mesmo cliente passa a ser consultado com mais freqüência por outros lojistas, já aciona o alerta entre os atendentes, que passam a monitorar a passagem desta pessoa entre as lojas da cidade. “Temos um serviço interno no SCPC que é capaz de desconfiar de determinadas ações, que normalmente são concluídas com prisões de pessoas que tentam passar golpes no comércio”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes.Para se ter uma idéia da eficiência do serviço de monitoramento do SCPC, em 2005, 7.195 golpes foram evitados no Brasil. Caso fossem consumados, dariam um desfalque de R$ 14.750.141,25. As consultas monitoradas do SCPC descobriram de forma antecipada em 2006, de janeiro a outubro 8.786 golpes que não foram aplicados no comércio, evitando um prejuízo de R$ 16.711.339,11. “Isso quer dizer que a pesquisa é uma arma contra golpes”, disse Anderson Panciera da Unidade de Negócios de Pessoas Jurídicas da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).O sistema criado para monitorar a informação funciona da seguinte forma: o comerciante consulta os dados do SCPC de uma determinada pessoa, depois outro comerciante, e mais outro, até aparecer na tela um número considerável de consultas de uma única pessoa. A partir deste momento, os lojistas começam a ser avisados de que aquela pessoa tem sido muito consultada de forma anormal, e pede para o lojista tomar cuidado. “O comerciante tem que se envolver neste processo, pois se ele não consultar sempre, não se cria o hábito de observar esse detalhe”, falou José Augusto Gomes, ao acreditar numa mudança de hábito por parte do associado que tem procurado se informar, já em maior número de vezes, antes de liberar o crediário para o cliente."
"COMÉRCIO - SCPC evita golpes monitorando consultas
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é uma excelente ferramenta para se evitar golpes praticados no comércio em geral. A partir do momento que o lojista passa a consultar os dados cadastrais de um determinado cliente, e se este mesmo cliente passa a ser consultado com mais freqüência por outros lojistas, já aciona o alerta entre os atendentes, que passam a monitorar a passagem desta pessoa entre as lojas da cidade. “Temos um serviço interno no SCPC que é capaz de desconfiar de determinadas ações, que normalmente são concluídas com prisões de pessoas que tentam passar golpes no comércio”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes.Para se ter uma idéia da eficiência do serviço de monitoramento do SCPC, em 2005, 7.195 golpes foram evitados no Brasil. Caso fossem consumados, dariam um desfalque de R$ 14.750.141,25. As consultas monitoradas do SCPC descobriram de forma antecipada em 2006, de janeiro a outubro 8.786 golpes que não foram aplicados no comércio, evitando um prejuízo de R$ 16.711.339,11. “Isso quer dizer que a pesquisa é uma arma contra golpes”, disse Anderson Panciera da Unidade de Negócios de Pessoas Jurídicas da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).O sistema criado para monitorar a informação funciona da seguinte forma: o comerciante consulta os dados do SCPC de uma determinada pessoa, depois outro comerciante, e mais outro, até aparecer na tela um número considerável de consultas de uma única pessoa. A partir deste momento, os lojistas começam a ser avisados de que aquela pessoa tem sido muito consultada de forma anormal, e pede para o lojista tomar cuidado. “O comerciante tem que se envolver neste processo, pois se ele não consultar sempre, não se cria o hábito de observar esse detalhe”, falou José Augusto Gomes, ao acreditar numa mudança de hábito por parte do associado que tem procurado se informar, já em maior número de vezes, antes de liberar o crediário para o cliente."
COMENTÁRIO
Os golpes contra o comércio crescem nas vésperas do Natal. Cheques e cartões de crédito furtados de terceiros ou simplesmente clonados, pequenas empresas constituídas por “laranjas”, e os vigaristas vão às compras ocasionando perdas aos incautos – que na maioria das vezes nem pedem o documento de identidade dos apresentadores de cheques e de cartões – e aos verdadeiros titulares do documento usado criminosamente. A Polícia Civil recomenda que sempre que houver necessidade de entrega de fotocópias (xerox)de documentos PESSOAIS em lojas, órgãos públicos etc., deve ser colocada na cópia "duas linhas" paralelas, tal qualcomo num cheque cruzado, e dentro desse cruzamento escrever: "entregue para a loja tal", ou entregue ao orgão público "tal".Isso ajuda muito a evitar que seus documentos sejam utilizados para abertura de contas, tomada de empréstimose outras fraudes . É uma das cautelas possíveis para não facilitar a vida dos larápios. No entanto, a compulsão à venda que domina a reflexão de muitos comerciantes os transforma em frágeis vítimas à disposição dos predadores que sabem muito bem se aproveitar dos impulsos irracionais do ser humano.
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