22 novembro 2006


PIRATAS VIRTUAIS JÁ USAM TEMAS NATALINOS PARA APLICAR GOLPES


Nova fraude oferece uma carta personalizada do Papai Noel; objetivo é confirmar endereço eletrônico de potenciais vítimas

Do G1-Globo/Noticias online, em São Paulo

Seguindo uma tradição natalina no universo virtual, os piratas já começaram a espalhar e-mails fraudulentos com mensagens de boas festas. Nos últimos anos, empresas de segurança identificaram diversos golpes que se aproveitam da época de Natal -- quando os internautas se comunicam mais com seus conhecidos -- para fazer novas vítimas.
A novidade de 2006, afirma a empresa de segurança Sophos, é o e-mail que promete uma mensagem personalizada do Papai Noel para “suas crianças”. O objetivo é confirmar se aquele endereço de e-mail é legítimo, para que spammers saibam se alguém realmente recebe suas mensagens não-solicitadas.
“A estratégia tem como foco os pais que querem dar algo especial para seus filhos. Antes de confirmar seu e-mail para um estranho, delete a mensagem e pense em outras maneiras de agradar as crianças”, afirmou Carole Theriault, consultora de segurança da Sophos. A confirmação pode encorajar o envio de outros e-mails, que podem inclusive instalar vírus no computador dos internautas.
Os textos chegam às vítimas em potencial em inglês, com os títulos "Letter From Santa For Your Child" (carta do Papai Noel para seu filho) e "Santa Letter from the North Pole" (carta do Papai Noel do Pólo Norte).Além desse golpe, os usuários de tecnologia devem ficar atentos a outras mensagens já identificadas nos anos anteriores. Muitas delas afirmam que o internauta recebeu um cartão e deve clicar no link sugerido para acessá-lo. Quando seguem as instruções, as vítimas instalam involuntariamente em seus computadores pragas que roubam informações –-estes dados são usados, principalmente, em transferências financeiras realizadas on-line.


COMENTÁRIO


Mais um alerta para os internautas. Avisem as pessoas de seu relacionamento, Tomem as indicações da reportagem que transcrevemos apenas como exemplos, e cuidem-se de mensagens semelhantes, pois a criatividade dos golpistas é imensa. Lembrem-se de uma regra importante para quem recebe e-mails: só abrir os que sejam provenientes de pessoas confiáveis e mesmo assim, não clicar em anexos ou endereços eletrônicos que não sejam habitualmente assinalados por essas pessoas. Na dúvida, pedir confirmação ao remetente por meio de um e-mail a ele enviado com a indagação, sem utilizar o ícone "responder".

Nenhum comentário: